1

Topic: Idioma

Olá,

Conheci o Hyperbola pela divulgação no FSF, buscava encontrar uma distro estável LTS, fiquei muito feliz e saber que esta distro é brasileira, mas estou tendo dificuldade pois os manuais estão todos em ingles ou espanhol, nada contra. Mas quando click no link em português o acesso esta negago! Então fiquei triste, gostaria de saber se esse é um problema do sitio web? Pois com essa barreira fica difícil para pessoa com deficiência visual como eu tenho tentado usar o tradutor mas apresenta muitos erros de tradução, achei o máximo na inicialização do disco de instalação ter um leitor de tela, pena que não faz a leitura logo no boot da midia mas sei que é pedir demais, tenho pesquisado muito sobre acessibilidade nos ultmos tempos, porem a equipe esta de parabéns pela iniciativa. Quero colabora com que for possível, já conseguir instalar mas estou agora com dificuldade de instalação da interface gráfica, por isso busquei ler mais sobre o assunto mas até então não alcancei meu objetivo. Acredito com o apoio de todos vou consegui ter o meu sistema operacional rodando do meu jeito.

2

Re: Idioma

danielhpsantos wrote:

Olá,

Conheci o Hyperbola pela divulgação no FSF, buscava encontrar uma distro estável LTS, fiquei muito feliz e saber que esta distro é brasileira, mas estou tendo dificuldade pois os manuais estão todos em ingles ou espanhol, nada contra. Mas quando click no link em português o acesso esta negago! Então fiquei triste, gostaria de saber se esse é um problema do sitio web?

Infelizmente não é um problema do sitio web, o fato é que a gente precisa de alguém com tempo livre pra fazer a tradução ao português da versão original (inglês). Há uns dias atrás, apareceu um usuário com a disponibilidade de fazer a tradução, mas ainda não começou. Tomara que dê tudo certo, caso contrario vou convidar alguém pra ajudar-nos nessa parte. smile

danielhpsantos wrote:

Pois com essa barreira fica difícil para pessoa com deficiência visual como eu tenho tentado usar o tradutor mas apresenta muitos erros de tradução, achei o máximo na inicialização do disco de instalação ter um leitor de tela, pena que não faz a leitura logo no boot da midia mas sei que é pedir demais, tenho pesquisado muito sobre acessibilidade nos ultmos tempos, porem a equipe esta de parabéns pela iniciativa.

Obrigado Daniel, tem um jeito de deixar esse leitor funcionando na inicialização do sistema. O jeito é instalar o espeakup e colocar na inicialização do sistema:

# pacman -S espeakup && rc-update add espeakup default
danielhpsantos wrote:

Quero colabora com que for possível, já conseguir instalar mas estou agora com dificuldade de instalação da interface gráfica, por isso busquei ler mais sobre o assunto mas até então não alcancei meu objetivo. Acredito com o apoio de todos vou consegui ter o meu sistema operacional rodando do meu jeito.

Ainda não temos um artigo sobre a instalação gráfica, mas resumindo isso, você teria que instalar o servidor Xorg:

# pacman -S xorg-server

É preciso também um driver de vídeo. Pode escrever este comando e listar todos os drivers de vídeo disponíveis:

# pacman -Ss xf86-video

Procure pelo driver da sua placa. Se não tem a certeza de qual é, instale o vesa, mas lembre-se da sua escolha quando configurar o Xorg:

# pacman -S xf86-video-vesa

Depois precisaria ter o startx e o xinit:

# pacman -S xorg-xinit

Com isso já teria a interface gráfica básica, porem se quiser ter um ambiente de trabalho como o MATE, ai teria que instalar ele, exemplo:

# pacman -S mate mate-extra

Depois precisaria de um gerenciador de exibição X pro seu ambiente de trabalho, um que é bem legal é o LightDM:

# pacman -S lightdm

Logo após a instalação, tem que adicionar o LightDM na inicialização do sistema:

# rc-update add lightdm default

Depois, é só reinicializar o sistema, e testar pra ver se deu tudo certo! smile

Qualquer duvida que tiver, a gente ta aqui pra ajudar.

3

Re: Idioma

Seja bem vindo @danielhpsantos, Caso tenha qualquer dúvida use o fórum, sempre há alguém disposto a judar.