danielhpsantos wrote:Olá,
Conheci o Hyperbola pela divulgação no FSF, buscava encontrar uma distro estável LTS, fiquei muito feliz e saber que esta distro é brasileira, mas estou tendo dificuldade pois os manuais estão todos em ingles ou espanhol, nada contra. Mas quando click no link em português o acesso esta negago! Então fiquei triste, gostaria de saber se esse é um problema do sitio web?
Infelizmente não é um problema do sitio web, o fato é que a gente precisa de alguém com tempo livre pra fazer a tradução ao português da versão original (inglês). Há uns dias atrás, apareceu um usuário com a disponibilidade de fazer a tradução, mas ainda não começou. Tomara que dê tudo certo, caso contrario vou convidar alguém pra ajudar-nos nessa parte.
danielhpsantos wrote:Pois com essa barreira fica difícil para pessoa com deficiência visual como eu tenho tentado usar o tradutor mas apresenta muitos erros de tradução, achei o máximo na inicialização do disco de instalação ter um leitor de tela, pena que não faz a leitura logo no boot da midia mas sei que é pedir demais, tenho pesquisado muito sobre acessibilidade nos ultmos tempos, porem a equipe esta de parabéns pela iniciativa.
Obrigado Daniel, tem um jeito de deixar esse leitor funcionando na inicialização do sistema. O jeito é instalar o espeakup e colocar na inicialização do sistema:
# pacman -S espeakup && rc-update add espeakup default
danielhpsantos wrote:Quero colabora com que for possível, já conseguir instalar mas estou agora com dificuldade de instalação da interface gráfica, por isso busquei ler mais sobre o assunto mas até então não alcancei meu objetivo. Acredito com o apoio de todos vou consegui ter o meu sistema operacional rodando do meu jeito.
Ainda não temos um artigo sobre a instalação gráfica, mas resumindo isso, você teria que instalar o servidor Xorg:
É preciso também um driver de vídeo. Pode escrever este comando e listar todos os drivers de vídeo disponíveis:
Procure pelo driver da sua placa. Se não tem a certeza de qual é, instale o vesa, mas lembre-se da sua escolha quando configurar o Xorg:
# pacman -S xf86-video-vesa
Depois precisaria ter o startx e o xinit:
Com isso já teria a interface gráfica básica, porem se quiser ter um ambiente de trabalho como o MATE, ai teria que instalar ele, exemplo:
# pacman -S mate mate-extra
Depois precisaria de um gerenciador de exibição X pro seu ambiente de trabalho, um que é bem legal é o LightDM:
Logo após a instalação, tem que adicionar o LightDM na inicialização do sistema:
# rc-update add lightdm default
Depois, é só reinicializar o sistema, e testar pra ver se deu tudo certo!
Qualquer duvida que tiver, a gente ta aqui pra ajudar.